Como emagrecer com saúde?

Sim, é possível emagrecer de maneira saudável, sem abrir mão do prazer de comer. Abaixo seguem respostas para perguntas frequentes sobre o tratamento que visa o emagrecimento ou a manutenção de um peso saudável.Como o endocrinologista pode ajudar a indicar um caminho para quem quer emagrecer sem abrir mão da saúde? Quais análises e exames são realizados?

O primeiro passo é tentar identificar possíveis causas para o excesso de peso. Para isso é importante realizar uma avaliação clínica completa, que pode revelar sinais de alterações hormonais, por exemplo. Também devemos avaliar se o paciente está em uso de medicamentos que poderiam contribuir para o ganho de peso.O histórico de como o peso evoluiu é muito importante, e sempre tentamos associar esses dados com possíveis mudanças nos hábitos de vida (alimentação, prática de exercícios físicos) que justifiquem o ganho de peso.

Exames laboratoriais complementam a avaliação clínica, pois podem evidenciar não só possíveis causas do ganho de peso, como também suas complicações metabólicas. Fazem parte da rotina a dosagem dos níveis sanguíneos de glicose, ácido úrico e colesterol, além de avaliação da função renal e hepática, assim como dosagens hormonais, quando forem indicadas. Algumas vitaminas também podem ser dosadas, conforme a suspeita clínica.A procura do caminho a se seguir deve ser feita em conjunto com o paciente, que deve inciar com mudanças “possíveis” e gradativas no seu dia-a-dia, de acordo com suas preferências pessoais.

RECEBA

AS NOVIDADES