Polêmica do Ovo: Mocinho ou Vilão?

Certamente o ovo é um dos alimentos mais polêmicos: ora parece ‘vilão’, ora ‘mocinho’.
Estudo publicado em uma das revistas mais conceituadas do mundo, JAMA, neste mês de março, demonstrou um discreto aumento de Doença Cardiovascular e mortalidade com o consumo do colesterol da dieta, incluindo o ovo. O estudo foi realizado com cerca de 30.000 indivíduos e seguimento por cerca de 17 anos, portanto, com um ‘n’ e follow-up extremamente robustos.
Os estudos de avaliação nutricional são, na maioria das vezes, observacionais/estudos epidemiológicos, portanto, com vieses. Um exemplo interessante seria avaliar o nível de atividade física/sedentarismo, história de hipercolesterolemia familiar, e outros, nos indivíduos incluídos.
Lembrando que estes estudos são realizados com questionários sobre hábitos alimentares, portanto, taxas significativas de preenchimentos inadequados mesmo com as avaliações estatísticas tentando ajustá-los.
Lembrem-se, o ovo nunca foi VILÃO, e a clara é uma proteína de alto valor biológico, porém não dar para extrapolar o consumo de várias unidades de ovos ao dia para todo mundo. As ciências da Nutrição e Medicina, tal qual a vida, requerem moderação!
Link para acesso do estudo: https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2728487
Viviane Chaves de Carvalho Rocha
Endocrinologia e Metabologia
CRM 3612 | RQE 1758