Vacinação e Gestantes com Diabetes



🔹 Nota da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) referente a Vacinação contra COVID-19 em gestantes com Diabetes Mellitus:

• Tendo em vista o recente aumento de números de casos severos de COVID-19 em mulheres durante a gestação e no puerpério, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recomendam a vacinação contra COVID-19 de gestantes, puérperas e lactantes com Diabetes Mellitus, obesidade ou Hipertensão Arterial Sistêmica, de acordo com a nota técnica número 1/2021 do Ministério da Saúde.

• As vacinas COVID -19 com diferentes tecnologias atualmente disponíveis no Brasil, ainda não foram testadas em gestantes, puérperas e lactantes, não havendo dados e informações definitivas sobre os seus efeitos nessas populações específicas. Entretanto, em estudos em animais não mostraram ter efeito teratogênico. A urgência em se posicionar sobre essa população, mesmo com ausência de evidências, decorre do maior risco de complicações que as gestantes e seus bebês apresentam quando infectadas pelo vírus. Os efeitos adversos pós vacinação devem ser notificados e monitorados.

• É importante destacar que as medidas de proteção contra COVID-19, como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos, devem ser mantidas, mesmo após a vacinação.

• A vacinação das gestantes, puérperas e lactantes é facultativa e as mulheres que não aceitarem devem ter sua decisão respeitada.

RECEBA

AS NOVIDADES

POSTS RECENTES

WhatsApp arnaldo ferreira