top of page

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

img_endocrinologia_min.jpg

Tiroide

  Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo;

insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado;

perda ou ganho de peso; e excesso de frio ou calor podem

revelar distúrbios da tiroide.

Climatério e Menopausa

  A menopausa é a última menstruação da mulher, e o climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A diminuição ou a falta dos hormônios sexuais femininos podem afetar vários locais do organismo.

Obesidade

  A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.

Hipogonadismo

  O Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres. Além dos hormônios, os testículos podem não produzir espermatozoides adequadamente. Da mesma forma, os ovários podem não produzir e liberar óvulos, o que causará dificuldades para a engravidar.

Síndromes

Hiperandrogênicas

Síndrome de Ovários Policísticos, dentre outras

  Excesso de pelos grossos com característica masculinas, em mulheres pode estar relacionado à disfunção importante resultante do excesso de hormônio masculino e deve ser devidamente avaliada e tratada. Também, alterações no ciclo menstrual e dificuldades para ovular, associados ou não, à acne e ganho de peso, ou sintomas parecidos precisão de uma avaliação com endocrinologista para saber se há ou não alguma disfunção hormonal que demande uma maior investigação.

Osteoporose

  Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado. 

Diabetes Mellitus

  Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.

Dislipidemias

  A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e trigli -

cérides estão incluídos nessas gorduras, que são importan-tes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Doenças das Adrenais

  As glândulas adrenais, ou suprarrenais, estão localizadas sobre os rins e são responsáveis pela produção de cinco hormônios: a aldosterona, o cortisol, os andrógenos, a adrenalina e a noradrenalina. As adrenais são divididas em camadas, sendo que cada uma delas produz um hormônio diferente. De acordo com a camada e o hormônio comprometido, teremos sinais, sintomas e a indicação de tratamentos diferentes.

Doenças e Tumores

da Hipófise

  A maioria das lesões da hipófise são adenomas (tumores benignos) que podem ser funcionantes, isto é produzirem algum hormônio em excesso, ou serem não funcionantes. 

As pessoas que tenham tido diagnóstico de lesão hipofisária assintomática, ou que tenham qualquer sintoma que possa estar relacionado a alteração da função hormonal da hipófise ou a compressão de estruturas vizinhas à hipófise deverão consultar endocrinologista experiente para cuidadosa avaliação hipofisária e indicação individualizada de tratamento ou de acompanhamento apenas.

Agende sua consulta on-line

Dra Viviane Chaves

Endocrinologista e

Metabologista.

CRM/MA 3612

(98) 3011-5656

contato@dravivianechaves.com.br 

Centro Empresarial Vinícius de Moraes
Sala 1004 , Av. Colares Moreira, Qd 28, N°7, Calhau, CEP 65071-322 

whatsapp-logo-1.png
bottom of page