Hiperglicemia

A hiperglicemia acontece quando há pouca insulina no organismo ou quando o corpo não consegue usá-la apropriadamente. Ela pode ser causada por:

- Dose ou aplicação incorretas de insulina;

- Dificuldade do corpo para utilizar a insulina que está sendo produzida (resistência à insulina), no caso do Tipo 2 ou uso inadequado das medicações orais;

- Excesso de alimentação – e carência de exercícios físicos;

- Stress causado por uma doença, como uma gripe;

- Outras fontes de estresse, na família, na escola ou no trabalho;

- O chamado ‘fenômeno do alvorecer’. Todas as pessoas passam por essa condição, tenham ou não diabetes. É uma onda de hormônios que o corpo produz entre 4h e 5h da manhã, todos os dias, e que provocam uma reação do fígado, com liberação de glicose e preparação do organismo para mais um dia de atividades. O corpo produz menos insulina e mais glucagon (hormônio que aumenta a glicose no sangue), mas as pessoas com diabetes não têm respostas normais de insulina para regular essa onda, e a glicemia de jejum pode subir consideravelmente. Para evitar essa condição, valem as dicas: jantar no início da noite, perguntar ao médico sobre medicamentos específicos ou ajuste do tratamento do diabetes, seja insulina ou outros medicamentos e monitorização contínua da glicemia.


RECEBA

AS NOVIDADES

POSTS RECENTES

WhatsApp arnaldo ferreira